Entre viagens de férias, comemorações de ano novo e aventuras ao ar livre em geral no frio, todos corremos o risco de ficar doentes. E, em média, a maioria das pessoas pega de dois a três resfriados por ano. Não deixe que os resfriados estraguem sua diversão.
Em vez disso, faça um pouco de esforço agora para fortalecer o seu sistema imunológico. Fizemos algumas pesquisas e conversamos com alguns especialistas médicos para definir o passo-a-passo definitivo para evitar aquele resfriadinho chato. Implemente essas cinco táticas e continue se sentindo bem durante todo o ano.
Faça exercícios constantemente
Se você já é um cara ativo, continue. Estudos recentes descobriram que o exercício estimula o sistema imunológico a lhe proteger de muitas doenças.
Além disso, uma rotina de exercícios pode ajudá-lo a se recuperar mais rapidamente, mesmo se pegar um resfriado nesta época. Sabe por quê?
“Qualquer tipo de estresse no corpo – seja um treino ou infecção, ou condição ambiental extrema – a resposta normal que nossos corpos têm ao estresse é aumentar o número de glóbulos brancos no sangue”, diz Dra. Sandra Kesh, especialista em doenças infecciosas e medicina interna.
“Eles estão lá fora para patrulhar qualquer coisa que possa ser prejudicial, quaisquer toxinas e qualquer coisa que possa causar danos”, disse a médica.
Aumente o seu sono
O sono é sempre essencial quando se trata de sua saúde, mas especialmente durante o fim do ano.
Um estudo da Universidade da Califórnia descobriu que as pessoas que dormem menos de seis horas por noite têm quatro vezes mais chances de adoecer quando expostas a um vírus, em comparação com aquelas que dormem sete horas ou mais por noite.
Esses pesquisadores descobriram que quanto menos você dorme, maior é a probabilidade de ficar doente. Infelizmente, a Fundação Nacional do Sono descobriu que um em cada cinco americanos dorme menos de seis horas em uma noite média de trabalho.
Tome um suplemento alimentar
Aumentar seu jogo de vitaminas é uma maneira inteligente de manter seu sistema imunológico preparado e funcionando em condições de pico.
Há alguma evidência de que várias deficiências de micronutrientes podem torná-lo mais suscetível a pegar algo quando está no ar.
Os Institutos Nacionais de Saúde recomendam um regime regular de vitamina C, vitamina D e zinco (que você pode obter em estes comprimidos feitos pela natureza). Além disso, acredita-se que ingredientes homeopáticos como sabugueiro e echinacea, juntamente com estimulantes digestivos como probióticos, também aumentam sua resposta imune natural.
Sim, tome um pouco de banho frio
Parece inacreditável, mas uma das melhores coisas que você pode fazer pela saúde é tomar um banho frio pela manhã. Felizmente, você não precisa tomar aquela chuva gelada.
Um estudo sobre ‘O efeito do banho frio na saúde e no trabalho’ descobriu que tomar banho normalmente e, em seguida, transformar o chuveiro em frio nos últimos momentos (até 60 segundos) pode reduzir o risco de adoecer.
No final do estudo, eles descobriram que aqueles que adotaram o frio tiveram uma redução de 29% nos dias de doença, em comparação com seus colegas de trabalho que não tomaram banho frio.
Evite tocar seu rosto
De acordo com a Intermountain Healthcare, uma pessoa, em média, toca o rosto de três a cinco vezes por minuto. Após a pandemia, estamos muito mais conscientes de como os germes se espalham, mas ainda é um desafio quebrar esse hábito.
Se você tem germes nas mãos e esfrega os olhos ou toca o nariz, está potencialmente colocando esses germes em contato com a garganta, os pulmões e os seios nasais. Não dê a eles a oportunidade de se infiltrar em seu corpo. Sempre mantenha um desinfetante com álcool na bolsa.
* Destruidor de Mitos: Apesar do que sua mãe disse, estar com frio não causa resfriado. Pesquisadores canadenses revisaram centenas de estudos médicos sobre o assunto e descobriram que não há necessidade de se preocupar com a exposição moderada ao frio – ela não tem efeito prejudicial sobre o sistema imunológico humano.