Vamos começar diferente, com um exercício de imaginação. Pegue o par de óculos mais perto de você. Pode ser o apoiado em seu nariz. Ou o guardado na mochila ou porta-luvas. Olhe para ele procurando detalhes. Número de peças, parafusos, texturas, cores. Às informações: o objeto em questão tem pelo menos 25 peças e passou pelas mãos de mais de 90 pessoas antes de chegar a você. Aprendemos isso na linha de montagem de uma das fábricas da Società Anonima Fabbrica Italiana Lavorazione Occhiali, cujas iniciais geram a palavra Safilo. Reconhecida pela qualidade e estilo dos produtos, a Safilo tem 141 anos, é uma das empresas mais importantes do setor e monta mais de 30 milhões de armações por ano em sete centros de produção, quatro na Itália, um nos Estados Unidos, outro na China e um na Eslovênia.
“Com muita frequência recorremos ao nosso arquivo antes de iniciar uma nova coleção”, conta Vladimiro Baldin, Chief Licensed Brand and Global Product Officer da empresa. “São mais de 250 mil peças bem guardadas com design sofisticado e boas soluções já mapeadas”, diz ele. Outro setor que ganha destaque na linha de produção é o da inovação. “Temos um grupo incentivado a pensar e fazer protótipos com as ideias mais malucas e improváveis, além de cinco escritórios ao redor do mundo que nos alimentam com tendências”, conta ele.
Aos óculos produzidos pela Safilo são adicionadas mais de 30 marcas de luxo, entre próprias e licenciadas por eles, e vendidas em 90 mil lojas espalhadas por 40 países do globo. Dior, Fendi, Jimmy Choo, Marc Jacobs, Givenchy, Elie Saab e Carrera são algumas delas oferecidas no Brasil. O que faz uma marca ser considerada de luxo? “O perfeito entendimento do DNA da grife, para tornar seus produtos autênticos e altamente desejáveis”, diz Vladimiro Baldin. E quais as tendências do mercado óptico? “Os novos materiais têm permitido a criação de lentes cosméticas, coloridas e peças mais anatômicas”, diz ele.
Havaianas, umas das marcas licenciadas da Safilo, vai usufruir das novas tendências: ganha uma linha slim, inspirada nas sandálias, e modelos mais clássicos. “Usar óculos hoje é uma questão de saúde, queremos suprir essa necessidade de forma elegante e divertida”, diz Baldin.