O Circuito Solitude (Solidão, em inglês), no sudoeste da Alemanha, tem o nome perfeito estando posicionado no meio de uma floresta próximo à sede da Porsche, em Stuttgart. A cada dois anos em julho, a pista se torna palco de uma relativamente pequena, mas não menos épica, corrida de carros clássicos em que o Museu Porsche coloca alguns de seus tesouros na rua.
Isso inclui desde um icônico Porsche 804, um dos carros da marca utilizados na Fórmula 1, onde competiu em apenas na temporada de 1962, e o incrivelmente bonito 917, modelo responsável pela primeira vitória da montadora nas 24 horas de Le Mans.

“Para nós, participar desse evento é uma obrigação e uma honra”, diz o diretor do Museu Porsche, Achim Stejskal. Solitude é um circuito seminal na história da Porsche, espécie de pista de testes no quintal, onde carros como 550 Spyder e 718 RS 60 Spyder provaram sua capacidade competitiva.

Com exibições em várias classes, os carros no evento demonstram que ainda são capazes de emocionar a multidão em uma série de demonstrações de pilotagem. Um dos favoritos desse ano foi o 356 B Carrera GTL Abarth, um raro carro de corridas de 1960.

Além dos carros em si, pilotos lendários estavam à disposição para pilotá-los, de ícones dos anos 50 e 60, como Hans Herrmann, Eberhard Mahle e Herbert Linge, a campeões das décadas de 1970 e 1980, como Walter Röhrl e Hans-Joachim Stuck, e motoristas mais jovens, como Stéphane Ortelli, Marc Lieb, Neel Jani e André Lotterer.

Ao todo, cerca de 12.000 espectadores estiveram presentes para ver mais de 400 carros históricos. “Eu reconheço muitos desses carros apenas a partir de imagens e filmes em preto e branco”, comentou Neel Jani, piloto de Fórmula E da Porsche. “Ver, ouvir e vivenciá-los aqui e agora, ao vivo, é verdadeiramente único”.

Se você perdeu a edição desse ano, terá que esperar até 2021 para outra chance, embora nesse período muitos dos carros voltem para exposições no Museu Porsche, onde permanecem lembretes poderosos da marca alcançada – e quais são as vitórias ainda estão por vir….