ESSE CONHAQUE PASSOU QUASE 80 ANOS EM UMA PAREDE SECRETA

O Last Drop Distillers é o Indiana Jones da indústria de bebidas, constantemente indo atrás de elixires raros e preciosos para colecionadores de todo o mundo. E sua última descoberta é uma das mais impressionantes, um conhaque Grande Champagne de 1925 que passou quase oito décadas atrás de uma parede secreta na França.

The Last Drop Distillers
The Last Drop Distillers

Descrito como uma “eau-de-vie profundamente complexa e saborosa”, apenas 182 garrafas dessa bebida serão oferecidas por US$ 4.750 cada. E como alguns colecionadores estão planejando deixá-la fechada ainda mais tempo, elas traz amostras de 50 ml para você provar esse líquido dourado e manter sua garrafa intacta.

The Last Drop Distillers
The Last Drop Distillers

“Quando provamos esse conhaque pela primeira vez, sabíamos que estávamos diante de uma bebida milagrosa”, diz Rebecca Jago, diretora da Last Drop. “É um conhaque extraordinário de um barril único que rivaliza com os grandes nomes”. Em 1925, o Grande Gatsby foi publicado e a primeira edição da New Yorker chegou às bancas enquanto na França essa futura raridade começava a ser destilada em uma propriedade familiar na região de Grande Champagne.

Em 1940, ela foi retirada do local onde envelhecia e escondia em uma parede falsa para não cair nas mãos do exército nazista, que avançava pelo território. Recentemente foi descoberto quando os confrades da Last Drop passavam pelo local e negociaram a compra do barril cheio de história.

“Esse é um dos melhores – se não o melhor – conhaques que já provei”, declara Clive Carpenter, gerente do conhaque Domaine Breuil de Segonzac. “Raramente uma eau-de-vie única e sem blend alcança esse nível de perfeição. Um equlíbrio perfeito entre todos os componentes, dando a ela elegância e frescor maravilhosos. O odor e o paladar são igualmente potentes e complexos e nenhum aroma ou gosto domina os demais. É uma perfeita perfeita”.

The Last Drop Distillers
The Last Drop Distillers

As frutas – frutas exóticas muito maduras, como manga, jaca, mangostão e mamão – recobrem “sabores suaves mas poderosos de carvalho que não chegam à adstringência”, segundo Carpenter. “O rancio (o auge do refinamento nos aromas e sabores) quase explosivo proporciona uma grande duração no paladar, mas é lindamente compensado pela acidez elegante que traz um toque de leveza. No final, detectamos um toque incomum de café com leite, com um toque de caramelo inglês, ao lado de carvalho, casca de laranja, ameixa e nozes”.

Ben Howkins, diretor do Last Drop Distillers, chama a atenção para os “adoráveis tons de âmbar com um toque de primavera e aromas imediatos que continuam fluindo pelos sentidos. Um rio de trutas rodando suavemente vem à mente – então uma explosão repentina de sabores maravilhosos ilumina a boca. Gloriosos fogos de artifício aveludados continuam a evoluir e evoluir. Um despertar eclético. Essa experiência única na vida, pela definição da raridade do estoque, só pode ser apreciada por poucos.

Para resumir, um conhaque verdadeiramente excepcional, que provavelmente nunca será visto ou saboreado novamente. Então, se você tem algo para comemorar, essa é uma maneira elegante de fazer isso.

Deixe um comentário