Uma visita ao Hoshinoya Tokyo é uma experiência única na vida. Sua mera existência, um ryokan japonês de estilo rural no meio da movimentada área financeira de Tóquio, parece absurda. É o único hotel de estilo ryokan na grande Tóquio. Mas a controladora do Hoshinoya, a Hoshino Resorts, leva a sério o estilo ryokan – por exemplo, enquanto um ryokan tradicional usaria tatame elástico apenas no quarto, aqui ele é usado em todo o hotel. Assim, você deve permanecer todo o tempo descalço e o relaxamento máximo é alcançado com sucesso no processo.

Nenhum detalhe é esquecido, nenhum toque de design é deixado de lado, nenhum encontro com a equipe é impensado. Interiores, como a entrada da sala de jantar (abaixo), têm um centro de gravidade relaxadamente baixo e os móveis pesados de madeira nos quartos são propícios a estados meditativos.

Dos 17 andares da torre, 14 deles são destinados a quartos – 84 no total, com duas suítes nos cantos de cada andar que oferecem impressionantes vistas. E quanto mais alto você vai, melhor fica. O porão é asceticamente minimalista com refeições requintadas sendo servidas. O térreo apresenta um longo vestíbulo, com ikebana ornamentadas nos fundos e funcionários sempre atentos na recepção, murmurando em seus microfones com sutileza profissional.

Depois de passar pelo check-in no segundo andar (e uma das sessões diárias gratuitas de degustação de saquê, se for o momento certo), você será levado ao seu andar, cada um oferecendo um lounge comum totalmente abastecido com o melhor que o Japão pode oferecer, incluindo sorvete mochi e Pocari Sweat. Os quartos são de babar e possuem cama, armário e TV convincentemente escondidas atrás do espelho de corpo inteiro. Talvez o detalhe mais interessante em qualquer um dos quartos seja realmente o exterior. A treliça que envolve a torre é um design tradicional e é preciso ficar muito perto para observar os detalhes. É um prazer durante o nascer e o pôr do sol.

Por último, mas não menos importante, no 17º e último andar do Hoshinoya, prepare-se para uma viagem zen no onsen japonês do hotel. Enquanto um onsen típico (que são essencialmente saunas servidas por fontes termais naturais) pode ser uma sala sem janelas em um banheiro modesto, esse é muito mais que isso. Depois de se despir e percorrer uma via navegável na altura dos joelhos, você entrará em uma câmara sem teto surreal, totalmente exposta ao céu. É de tirar o fôlego por sua simplicidade, com o benefício adicional de que você deve permanecer ali com águas quentes pelo corpo. Dica profissional – aproveite a madrugada no onsen para encerrar tranquilamente qualquer noite de agito pela cidade.

Em uma cidade como nenhuma outra, a hospitalidade, o design e a atmosfera do Hoshinoya Tokyo são incomparáveis. Você não encontrará um destino mais tranquilo, mas achará excepcionalmente estressante sair.