Os benefícios de treinar descalço

Há alguns anos, vi um cara na minha academia levantando pesos de meias, sem sapatos. Eu ainda era muito novo neste lugar, que era bem chique e de elite. Honestamente, pensei que ele havia cometido um erro – como se tivesse esquecido seus tênis em casa e decidido apenas treinar sem eles. Mas então comecei a perceber que as pessoas na academia realmente tiravam os tênis para treinar e percebi que devia ser algo importante. Claro, isso não me impediu de olhar sutilmente de rabo de olho toda vez que o via.

É quase contra-intuitivo. Nunca antes nossos tênis ofereceram tais avanços tecnológicos. Eles estão mais leves, mais fortes e mais elásticos do que nunca. Eles podem nos ajudar a correr mais rápido, pular mais alto e detonar em cada meta do dia. Mas o melhor calçado para treinamento pode ser o próprio pé. Acontece que tirar os sapatos pode ser o segredo para ficar mais forte e tonificado. É exatamente por isso que halterofilistas treinam descalços. Muitas vezes, nossos pés são a única parte de nossos corpos tocando o chão e nos aterrando enquanto trabalhamos para desenvolver nossos músculos na academia.

Pedestal

Um personal trainer me disse que começou a pesquisar os benefícios de correr descalço há quase 10 anos, quando o livro Nascido para correr saiu. Agora, ele diz que treina sem sapatos com frequência, desde levantamento de peso e parada de mão até os exercícios de salto conhecidos como pliometria. E ele também tem muitos de seus clientes malhando de meias.

O maior benefício que descobri quando tirei meus tênis foi o aumento da propriocepção dos nervos na sola do pé. Você vê que nossos pés têm milhares de terminações nervosas que nos ajudam não apenas a sentir o chão, mas também a enviar sinais pelo corpo para ajudá-lo a entender melhor seus movimentos. De acordo com Emily Splichal, DPM, podóloga funcional e fundadora da Naboso, que fabrica produtos para promover o movimento descalço, nossos calçados excessivamente acolchoados bloqueiam essa conexão do chão ao pé que pode impedir nosso movimento.

Pedestal

Ficar de meias, no entanto, proporciona maior equilíbrio e a capacidade de sentir o solo para produzir maior força. E esse aumento de força é quase garantido para ajudá-lo quando você está fazendo levantamentos como levantamento terra e agachamento ou trabalhando com um kettlebell, já que você empurra uma superfície dura com os calcanhares, em vez de uma sola acolchoada.

Isso faz sentido. Afinal, nossos corpos são propícios para a sensibilidade. Assim, quando cobrimos os pés com sapatos acolchoados, impedimos que um mecanismo de feedback vital faça bem o seu trabalho. Andar descalço não apenas permite que os pés forneçam mais feedback ao nosso cérebro, mas também permite que os nervos e músculos do pé se fortaleçam.

Pedestal

“A sola do seu tênis de ginástica tira o trabalho dos músculos intrínsecos do pé”, diz o Dr. Grayson Wickham, fundador da Movement Vault, uma empresa que ajuda você a aumentar sua flexibilidade e mobilidade. “Esses são os músculos que criam a estabilidade e o arco em nossos pés, então, quando nossos pés dependem de um sistema de suporte externo como a sola de um sapato, eles se acostumam com isso e, eventualmente, podem ficar fracos e tensos.”

De acordo com o Dr. Wickham, você não apenas fortalecerá seus pés, mas também verá melhores resultados no corpo todo. Treinar descalço também é uma maneira fácil de proteger seu corpo contra lesões. “Isso leva a um melhor movimento em outras articulações do corpo, como quadris, região lombar e até ombros”, diz ele. “A razão para isso é que quando alguém tem mobilidade reduzida no pé, isso leva a compensações em outras áreas do corpo, como quadris, região lombar e ombros”.

Pronto para dispensar seus treinadores e começar um treino descalço? Todos os especialistas alertam: comece devagar e vá devagar. E acredite, a maioria de nós não está acostumada a se mover intensamente descalço. Existem muitos músculos ao redor do pé e do tornozelo que precisam ganhar força lentamente enquanto você tira a muleta do sapato. Apressar o processo pode causar ferimentos.

“Se você começar a sentir dores nos pés ou tornozelos, e a única coisa que mudou foi o treino descalço, isso é um sinal de que você pode não ter dado tempo suficiente para seus pés e tornozelos se acostumarem com o treino descalço, ” diz o Dr. Wickham. “Você vai querer recuar um pouco, bem como incorporar algum trabalho de mobilidade do pé e do tornozelo.”

* A Pedestal fabrica meias especificamente para treinamento, projetadas para durabilidade e conforto com máxima abertura dos dedos para equilíbrio.

Deixe um comentário