Kyushu não recebe o crédito que merece. Enquanto Honshu, a principal ilha do Japão, recebe toda a atenção pelas metrópoles como Tóquio, Quioto e Osaka, a ilha mais a oeste do país oferece um clima mais caloroso e tranquilo. Há muitas praias e uma razão para o Monocle ter considerado Fukuoka, a maior cidade de Kyushu, como primeiro lugar no ranking de Qualidade de Vida por tantos anos. A população do lugar sabe os motivos e o Shioyu Naginoto é o lugar perfeito para você desacelerar e aproveitar essa bela região.

No Shioyu, como na maioria dos ryokans (espécie de pousada japonesa), tudo se resume a rituais meditativos: refeições prolongadas, longas caminhadas no jardim e longas sessões na banheira. E com a configuração semiaberta das banheiras você terá mais um motivo para deixar as sessões ainda mais longas. O relativo isolamento do local – você não conseguirá ir andando até outros bares e restaurantes da região – é uma maravilha para manter sua atenção nos pequenos detalhes.

Fora a praia super próxima, os arredores do Shioyu Naginoto são inóspitos, o que torna essencial que o bar e o restaurante do ryokan não decepcione. Prepare-se para uma variedade incrível de pratos tradicionais para café da manhã e jantar com ingredientes tão frescos que parecem vivos. Você nunca comeu lulas tão frescas quanto as do lugar. A enorme seleção de saquês combina bem durante (e antes) das refeições enquanto o esquema de auto serviço de vinho no bar é o digestivo ideal.

Quando você sentir necessidade de deixar a solidão, existem destinos com viagens de um dia. A oeste fica Karatsu e seu lindo castelo. Mas você achará melhores destinos rumando em direção ao leste, como Itoshima, península repleta de praias. Na costa norte, vá ao Natty Dread para o melhor hambúrguer da região ou tome um café no BBB. Por fim, procure o Speak Easy no centro da cidade para drinques e bate-papo com locais.

No mais, fique certo que você vai descansar o quanto precisar no Shioyu Naginoto. Acrescente na conta o atendimento perfeito que faz suspeitar que a nacionalidade do termo ‘Hospitalidade Suíça’ está errada e você talvez resolva ficar por lá pelo resto da vida.